O que é Pilates? Nós explicamos…


O breve histórico do método Pilates e seus conteúdos.


Do oriente, um homem chamado Joseph Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre o corpo e a mente.

No ocidente, Joseph Pilates implementou em seu método as capacidades físicas: força e resistência muscular, entre outros como o equilíbrio e o controle dos movimentos.

Joseph Pilates desenvolveu um método que utiliza o corpo inteiro, e não apenas uma parte dele, a CONTROLOGIA é uma prática corporal integral e possui os seguintes princípios: Respiração, Concentração, Fluidez, Controle, Centralização, Precisão.

Com seu falecimento o método teve o nome mudado para o método Pilates em homenagem ao seu criador. O método trabalha a RESPIRAÇÃO de forma controlada e conscientizada. Esse princípio é muito importante no momento da execução dos movimentos e tem como finalidade ajudar no processo de execução.

O mesmo pode-se dizer sobre o princípio da CONCENTRAÇÃO, pois durante cada posição e para cada movimento você deve produzir um diálogo interno, fluindo seu corpo através do exercício. Ao realizar os exercícios, concentre-se na FLUIDEZ dos movimentos. Esse princípio ajuda a melhorar a harmonia, o equilíbrio, o controle e a coordenação dos movimentos. Além disso cada movimento realizado deve ser CONTROLADO e planejado de acordo com a demanda e a necessidade de cada praticante.

O CENTRO do praticante é a base para todos os seus movimentos. Definimos o “centro do corpo” como uma faixa que gira em torno da região média do tronco e que vai do umbigo até a região lombar baixa.

No que diz respeito a PRECISÃO do movimento. Se trata da intenção, ou seja, da intencionalidade aplicada no momento do movimento. Se trata de realizar o movimento de forma conectada, sentindo seu corpo e percebendo seus músculos sendo trabalhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *