O que é Pilates? Nós explicamos…


O breve histórico do método Pilates e seus conteúdos.


Do oriente, um homem chamado Joseph Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre o corpo e a mente.

No ocidente, Joseph Pilates implementou em seu método as capacidades físicas: força e resistência muscular, entre outros como o equilíbrio e o controle dos movimentos.

Joseph Pilates desenvolveu um método que utiliza o corpo inteiro, e não apenas uma parte dele, a CONTROLOGIA é uma prática corporal integral e possui os seguintes princípios: Respiração, Concentração, Fluidez, Controle, Centralização, Precisão.

Com seu falecimento o método teve o nome mudado para o método Pilates em homenagem ao seu criador. O método trabalha a RESPIRAÇÃO de forma controlada e conscientizada. Esse princípio é muito importante no momento da execução dos movimentos e tem como finalidade ajudar no processo de execução.

O mesmo pode-se dizer sobre o princípio da CONCENTRAÇÃO, pois durante cada posição e para cada movimento você deve produzir um diálogo interno, fluindo seu corpo através do exercício. Ao realizar os exercícios, concentre-se na FLUIDEZ dos movimentos. Esse princípio ajuda a melhorar a harmonia, o equilíbrio, o controle e a coordenação dos movimentos. Além disso cada movimento realizado deve ser CONTROLADO e planejado de acordo com a demanda e a necessidade de cada praticante.

O CENTRO do praticante é a base para todos os seus movimentos. Definimos o “centro do corpo” como uma faixa que gira em torno da região média do tronco e que vai do umbigo até a região lombar baixa.

No que diz respeito a PRECISÃO do movimento. Se trata da intenção, ou seja, da intencionalidade aplicada no momento do movimento. Se trata de realizar o movimento de forma conectada, sentindo seu corpo e percebendo seus músculos sendo trabalhados.

20 comentários em “O que é Pilates? Nós explicamos…

  1. Israel night club Responder

    Right here is the perfect webpage for anybody who wishes to understand this topic. You know so much its almost hard to argue with you (not that I really will need toÖHaHa). You definitely put a fresh spin on a subject which has been written about for decades. Wonderful stuff, just excellent!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *